Uma unidade hoteleira de Luanda acolhe, hoje, a Conferência do Comando para a África dos Estados Unidos (AFRICOM), dos directores de Inteligência Militar dos Estados Unidos da América e de África.
O evento vai ser aberto com a passagem cerimonial das bandeiras nacionais por efectivos militares dos Estados Unidos e de Angola, seguida de declarações do general João Pereira Massano, chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar de Angola e da brigadeiro-general Rose Keravuori, sub-directora de Inteligência do AFRICOM.
A Conferência de Directores de Inteligência Militar 2023 mostra a importância que o Comando dos EUA para África atribui ao trabalho em conjunto com parceiros Africanos, visando preservar a paz e a segurança em todo o continente. Esta conferência oferece um fórum inestimável para o desenvolvimento de soluções multilaterais para os desafios compartilhados no continente Africano com 29 países diferentes representados.
"A conferência desempenha um papel fundamental no apoio à abordagem ‘Todo o Governo’ dos Estados Unidos no engajamento com parceiros africanos, que inclui a diplomacia, desenvolvimento e defesa”, considera a representação diplomática norte-americana. Acrescenta que o nível sénior de participação dos EUA, abrangendo vários departamentos e agências, reflete a importância geopolítica de África para o país.