A nadadora angolana, Maria Freitas, projecta no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Portugal, a sua participação na XIX edição do Campeonato Africano de Natação, vulgo Zona IV, a decorrer de 3 a 7 do próximo mês, na piscina Olímpica de Alvalade e na contra-costa da Ilha do Cabo, em Luanda.
" A minha preparação está a decorrer muito bem. Estou a preparar-me tanto para natação pura, como para águas abertas no CAR do Jamor", revelou.
Orientada pelo treinador, Gustavo Fortuna do Clube SFUAP, Maria Freitas, ambiciona neste zonal superar as suas marcas e conquistar o maior número de medalhas. "Tenho me esforçado tanto para melhorar a prestação da edição passada e tentar ajudar a minha equipa a alcançar a posição mais alta, em relação à conquistada na Zâmbia, no ano passado", salientou.
Maria Freitas é uma das nadadoras mais antigas da Selecção Nacional, com participações em zonais, desde a estreia de Angola em 2014 no Uganda.
Na última edição disputada em Lusaka, a atleta trouxe na bagagem uma medalha de ouro nos 200 livres e três de bronze, na prova dos 100 livres, 200 estilos e estafeta 4x100 livres.
Bateu o recorde dos 50 Bruços com a marca de 35.09, superando o anterior com o tempo de 35.52, batido em Luxemburgo, em 2021.
Afecta ao clube Náutico da Ilha de Luanda, a nadadora em Portugal, evolui no clube SFUAP, na qual representou no Campeonato Português, disputado no dia 2 deste mês, no complexo de piscinas olímpicas do Funchal.