A inclusão da categoria Melhor Palhaço é a principal novidade do Kids Talents Awards 2023, concurso multidisciplinar de premiação de artistas e produtores de conteúdos infantis, cujos vencedores serão conhecidos no dia 24 de Junho, numa gala a ser realizada em Luanda.
A nova categoria juntam-se às de música, teatro, dança, poesia, cinema, artes plásticas, literatura, programa infantil de TV, programa infantil de rádio, e produção de conteúdos infantis, produção de eventos infantis, e Tik Tok.
A directora do concurso disse que a inclusão da categoria surge em resposta à necessidade de se reconhecer o trabalho feito pelos palhaços, cujo trabalho é sobretudo em actividades para crianças.
Para Celina Coluna, que falava em exclusivo ao Jornal de Angola, os actores cómicos ou profissionais que têm a intenção de divertir o público, em especial no circo, e festas infantis, com gestos cômicos e brincadeiras, têm no Kids Talent Awards espaço onde podem ver o seu trabalho destacado.
Celina Coluna disse que a presente edição vai decorrer sob o lema "O desporto como promotor da disciplina e saúde da criança”.
As inscrições ao concurso decorrem desde 1 Abril até 15 de Maio, via online, na sua página oficial, onde podem participar todas as crianças de nacionalidade angolana com idades dos sete aos 17 anos, residentes no país e no exterior.
Segundo o calendário de actividades, após terminar o período de inscrições, o jurado reversa os dias 27 e 28 de Maio para selecção dos finalistas, seguido da votação pública, no dia 16 de Junho. O jurado para esta edição é composto pelos actores Maueza Monteiro, Francisco Paulino, Celma Pontes, Manuel Ventura, Domingas Mendes, e Paulo Cassul.
Celina Coluna disse que para melhor esclarecimento, a produção do Kids Talent Awards realiza, todas as quartas-feiras, às 20h00, e aos domingos, às 14h00, na sua página oficial, na rede social Facebook, lives em que serão abordados todos os assuntos relacionados sobre a presente edição.
O Kids Talent Awards é um evento multidisciplinar voltado ao sector das artes, que visa premiar os artistas e profissionais infantis que se dedicam à produção e promoção artística de eventos e de outros conteúdos para outras crianças, em jeito de reconhecimento pelo seu trabalho e incentivar a nova geração na preservação e materialização do mosaico cultural angolano.
No ano passado, Joamara de Fátima, de 16 anos, foi a grande vencedora do Kids Talent Awards, tendo conquistado as categorias de melhor actriz e melhor apresentadora de rádio. A longa-metragem "A palavra tem poder”, que Joamara interpretou o papel de Angolaninha, foi eleito melhor filme.