O Governador de Luanda pede mais colaboração da população
Durante uma visita de campo, efectuada ontem, o governante recebeu explicações sobre o plano de intervenção das valas do Cariango e Soroca (município do Cazenga), das Bancas (município de Cacuaco), da Via Expressa e Calemba, Senado da Câmara e Rocha Pinto (município de Talatona), da Mabunda, Rio Seco e a vala 1 da Samba (município de Luanda).
No final, Manuel Homem disse ser importante a sensibilização e consciencialização dos moradores, para a mudança de atitudes em relação ao saneamento básico e à deposição dos resíduos sólidos nas valas de drenagem.
O governador defendeu, igualmente, a manutenção urgente das infra-estruturas e serviços relacionados com saneamento básico dos municípios de Luanda, assim como a continuidade das obras de reabilitação de alguns desses espaços, paralisadas desde 2014.
A nível das acções, assegurou, o Governo Provincial de Luanda tem em curso um projecto para dar dignidade às famílias, que inclui o realinhamento das valas de drenagem. "O que mais preocupa no momento é como os moradores depositam o lixo, nas valas de drenagem, ou ao longo do caminho de ferro, mesmo tendo, nas zonas, contentores de lixo vazios”, criticou.
Soluções propostas
O governador Manuel Homem defendeu, durante a visita de constactação às valas de drenagem, a criação urgente de cooperativas de moradores locais, no sentido de eliminar a colocação de lixo nesses espaços. "Apenas responsabilizando as comunidades que vivem nas proximidades das valas de drenagem e ao longo do traçado da linha férrea de Luanda é possível resolver a situação”, disse.
No momento, acrescentou, não há verba para resolver a situação do saneamento básico de Luanda. "Por isso, é fundamental pedir às pessoas para não colocarem lixo nas valas. A criação de cooperativas é uma forma de incentivar a aproximação entre as comunidades e as administrações”, referiu.
"Vamos ter de partilhar responsabilidades, para que Luanda seja um bom lugar para se viver. O Governo Provincial está aberto às parcerias público-privadas desde que apresentem boas ideias”, avançou.
Sob o chuvisco intenso matinal, Manuel Homem realizou uma inspecção às principais valas de drenagem da capital, para ver o actual estado e encontrar soluções imediatas, de forma a tornar mais dinâmico esse serviço.
Actualmente, realçou, as valas de drenagem, uma importante infra-estrutura da macro-drenagem das águas pluviais e residuais, têm sido utilizadas de forma incorrecta pelos munícipes. "A regular deposição de lixo, sucata e outros objectos nesses espaços é também uma fonte ao surgimento de mais doenças nas comunidades”, disse o Governador.
O Governo Provincial de Luanda, através da Unidade Técnica de Gestão e Saneamento, destacou, está a realizar uma operação de limpeza das valas de drenagem em todos os municípios, num acto que vai durar 120 dias e já removeu várias toneladas de lixo desses espaços.