Três partidos políticos de oposição congolesa, lançaram, sexta-feira, em Brazzaville, uma “aliança para a mudança democrática em 2026”, enquanto o Presidente Denis Sassou Nguesso, é um potencial candidato para a próxima eleição.
"Tem gente de outros partidos que vai chegar. Há muitas pessoas corruptas no nosso país. Mas, queremos trazer algo novo”, disse à AFP Jean-Jacques Serge Yhomby Opango, Vice-Presidente do RDD e filho do fundador do partido, após o lançamento oficial da plataforma diante de activistas das três formações. "Deve haver, em 2026, uma alternância política e democrática. Não podemos deixar que as coisas aconteçam assim”, disse.
A próxima eleição presidencial está marcada para 2026. Denis Sassou Nguesso, de quase 80 anos, com cerca de 40 no poder, tem a possibilidade de concorrer a um quinto mandato, de acordo com a actual Constituição do país. "Temos três anos pela frente e muito tempo para resolver os problemas que afligem o nosso país durante as eleições, incluindo a governanção eleitoral”, disse Destin Gavet, do Movimento dos Republicanos. "Os órgãos que planeiam e conduzem todas as operações pré-eleitorais e eleitorais são monopolizados por um partido, o partido no poder. De facto, as regras do jogo estão viciadas desde o início”, disse Jean-Jacques Agnangoye, do Partido Popular. No Congo, a oposição contestou os resultados de todas as eleições realizadas desde 2002 e vencidas por Sassou Nguesso.