A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda, pode hoje, em caso de vitória sobre o 1ºde Agosto, conquistar a 45ª edição do Campeonato Nacional, denominado Unitel-basket.
O Petro de Luanda visita o rival com os olhos na taça. Depois de perderem no primeiro desafio diante dos "militares”, José Neto e seus pupilos transfiguraram-se e já lá vão duas vitórias seguidas, e a terceira pode ser a da consagração.
Os campeões em título têm sido os mais esclarecedores na quadra, não deixando os seus créditos em mãos alheias dando um recital de basquetebol. O número um do banco da turma do Eixo-Viário quer uma equipa consistente na defesa e letal no ataque, estratégia esboçada ao pormenor ontem no palco da competição.
O experiente treinador trabalhou os aspectos técnicos e tácticos, com destaque para a circulação da bola e lançamentos de curta, média e longa distâncias.
Apesar de perder o primeiro dos cinco jogos, os campeões nacionais pretendem manter a superioridade sobre o adversário, o grupo respira saúde facto que deixa satisfeito o técnico. O Petro de Luanda pode sair com este cinco: base Childe Dundão, extremos/bases Carlos Morais e Gerson Gonçalves "Lukeny”, extremo/poste Abubakar Gakou e poste Jone Pedro.
Vencer e vencer esta é a palavra de ordem no quartel-general dos "militares”, Lazare Adingono, garantiu que os seus pupilos vão fazer o jogo das suas vidas para continuarem a sonhar com a conquista do Campeonato Nacional.
A equipa vai encarar a partida com a capital responsabilidade para anular os pontos fortes do adversário, para isso esperam cometer poucos erros, ao contrário do que aconteceu nos dois jogos em que perderam.
O 1º de Agosto, não obstante a pressão que pesa sobre si, ainda acredita e vai voltar a confiar nos préstimos do extremo/base Nico Clareth para conduzir as jogadas e tentar desestabilizar a defesa do Petro de Luanda.
A equipa tem estado a cometer muitos erros sobretudo na defesa, por esta razão no aprumo de ontem Lazare Adingono chamou várias vezes atenção aos jogadores, a circulação da bola, marcação a todo o terreno ao homem com a bola, bem como melhorar a eficácia dos lançamentos de curta, média e longa distâncias marcaram o dia de treino de terça-feira.
Apesar de terem saído tocado no jogo passado, o base Hermenegildo Santos e o poste Jordan Aboudou, treinaram ontem sem limitações e devem ser opção para o técnico camaronês que prometeu entrar com uma equipa forte e pronta para contrariar o favoritismo do adversário.
Lazare Adingono pode alinhar o seguinte cinco: base Hermenegildo Santos, extremo Malick Cisse, extremo/base Edson Ndoniema, extremo/poste Felizardo Ambrósio e poste Jordan Aboudou.
O Petro de Luanda lidera os play-offs por 2-1 e em caso de triunfo pode voltar a conquistar o Campeonato Nacional.