Qualidade do ensino em debate no Sumbe


O Sector da Educação na província do Cuanza-Sul promoveu, na cidade do Sumbe, um encontro de reflexão para estabelecer as premissas necessárias visando à melhoria da qualidade do Ensino Geral.

Durante o encontro foram levantadas questões que impedem a elevação da qualidade e a eficácia do processo do ensino e aprendizagem .

O encontro de reflexão foi orientado pelo director do Gabinete Provincial da Educação, José Alfredo Eduardo, e decorreu sob o lema "Ensino Secundário, promovendo a excelência para uma formação integral sólida”.

Os participantes debateram temas ligados às implicações do processo de ensino na actualidade, tendo sido sugeridos métodos para a correcção dos  erros identificados.

Foram também levantados temas sobre a pertinência do trabalho metodológico, matriz curricular, programas das disciplinas, importância dos serviços de orientação vocacional e profissional nas escolas secundárias, estratégias de implementação do desporto escolar,  promoção da participação da família e da comunidade na gestão escolar, assim como as causas, consequências, medidas  de prevenção e combate à violência nas escolas.

Segundo o director do Gabinete Provincial da Educação, os debates visaram partilhar experiências sobre a gestão do Ensino Secundário, bem como colher contribuições dos gestores escolares sobre a operacionalização de currículo e a necessidade da divulgação ampla das áreas de formação do Ensino Secundário, sua relevância e finalidade para a vida do estudante no Ensino Superior.

José Alfredo Eduardo disse ser necessário definir as estratégias para o desenvolvimento dos serviços complementares nas actividades académicas dos alunos, sobretudo nos aspectos ligados às férias, orientação ocupacional e estratégia de desenvolvimento do desporto escolar.

Exortou aos presentes no sentido de darem contributos por via de críticas e sugestões, com vista a produção de conclusões que permitam dar corpo a esse importante subsistema.

Sublinhou que  para um ensino de qualidade é imprescíndivel que se faça uma discussão ampla sobre os desafios de organização administrativo-pedagógica, que concorra para o alcance da qualidade dos serviços e da formação académica e científica nas escolas secundárias gerais.

"A indicação de testes de soluções pressupõe a recolha de ideias que permitam desenvolver uma estratégia de educação que elucide a sociedade e os agentes de educação sobre os objectivos do ensino secundário geral”.

O responsável do Gabinete Provincial da Educação lembrou a importância de se compreender os perfis de saída dos alunos nas instituições escolares do ensino secundário geral, de modo a facilitar a sua orientação e inserção no ensino superior e no mercado de trabalho, contribuindo para o enriquecimento curricular  dos conteúdos, para tornar o ensino  secundário geral cada vez mais atractivo.

José Alfredo Eduardo agradeceu aos gestores escolares pelo dinamismo no encontro, antecedido, nas escolas secundárias, no passado dia 10 do corrente mês, por reuniões de concertação.

 O director do Gabinete Provincial da Educação fez saber que o encontro provincial serviu de ante-câmara para o encontro técnico nacional das escolas secundárias, um fórum privilegiado para a discussão de variados temas ligados ao Sector da Educação, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem no país.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

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