Mais de 50 mulheres, na província do Cuando Cubango, beneficiaram de diversos kits de negócios, no quadro do programa “Mamã Levanta”, que visa promover o empoderamento da mulher angolana.
O governador do Cuando Cubango, José Martins, explicou que a entrega dos meios visa cumprir com o programa do Executivo de promoção do empoderamento das mulheres, a fim de aumentarem os rendimentos para o auto-sustento das famílias.
Assegurou que o programa "Mamã Levanta” vai ser extensivo aos nove municípios e 21 comunas da província do Cuando Cubango, prevendo-se apoiar mais de 500 mulheres que desempenham o papel de chefe de família, na sua maioria dependente do campo e do comércio informal precário.
José Martins explicou que, numa primeira fase, o programa vai apoiar, sobretudo, mulheres que se encontram especialmente nas zonas peri-urbanas e rurais, dotando-as de meios e suplementos que lhes habilite a ter rendimentos para o auto-sustento do seu agregado familiar.
Sublinhou que o projecto "Mamã Levanta” consta, também, do programa de combate à pobreza, que surgiu com o propósito de contribuir para a estabilidade da convivência familiar e da comunidade, onde muitas vezes, a mulher é tida como responsável do agregado e do sustento dos filhos.
Segundo o governador do Cuando Cubango, o Executivo tem implementado diversos projectos para esta franja da sociedade, nos mais variados domínios, engajando, cada vez mais, as mulheres na busca de soluções, com vista a elevar o seu nível de participação nas grandes questões económicas e sociais do país.
José Martins garantiu que, a par deste programa, o Governo Provincial do Cuando Cubango vai continuar a prestigiar as mulheres, não só com homenagens que visam reconhecer o seu trabalho, mas também com acções de reintegração socio-profissional, visando o seu empoderamento em vários domínios.
Acrescentou que, através da área social, o Governo Provincial do Cuando Cubango vai continuar, também, a promover incentivos que visam dinamizar e estimular boas práticas no seio das mulheres, com o propósito de se multiplicar as bases de sustentabilidade da população em situação de vulnerabilidade, devido, entre outros factores, à fraca produção agrícola, por causa das consequências da escassez de chuvas, inundações e praga de gafanhotos.
A actividade contou com a presença de mais de 300 mulheres de vários estratos sociais, que foram, igualmente, agraciadas com um almoço de confraternização, oferecido pelo Governo Provincial do Cuando Cubango.
Durante o acto, José Martins esteve ladeado de antigos governadores do Cuando Cubango, designadamente Manuel Dala, João Baptista Tchindandi, Eusébio de Brito Teixeira e Pedro Mutindi. Estiveram ainda presentes os reis e rainhas dos nove municípios da província do Cuando Cubango.