Selecção Nacional de andebol testa hoje com o 1º de Agosto
Depois do duplo embate, na segunda e terça-feira, a Selecção Nacional júnior feminina de andebol volta a testar competências hoje, às 16h00, diante da equipa sénior do 1º de Agosto, no Pavilhão Paulo Bunze, jogo inserido na preparação do Campeonato Africano das Nações (CAN).
Segundo o seleccionador José Chuma, no primeiro teste com as Pérolas de Vivaldo Eduardo, o "sete” nacional sofreu muitos golos, próprios da inexperiência, mas no segundo, ante a mesma adversária, o resultado foi diferente, pois as juniores foram reforçadas por algumas atletas da equipa militar.
Hoje, no terceiro e penúltimo jogo de controlo, as comandadas de José Chuma pretendem apresentar-se mais à altura das encomendas.
"Em duas partidas, apesar das derrotas, a avaliação é positiva. No segundo jogo sofremos menos golos e marcámos mais. Em alguns aspectos, sobretudo na defesa, já sabíamos que as coisas deviam ser melhoradas. A quantidade de treinos nesta fase é reduzida, temos dedicado atenção especial ao ataque. Portanto, é normal haver alguns desequilíbrios defensivos”, sublinhou.
O combinado nacional encerra a preparação no sábado, quando defrontar a equipa B do 1º de Agosto. Chuma defende haver ainda muito por fazer, por projectarem o africano das nações somente há duas semanas.
"Para construir uma equipa é preciso tempo. Estamos bem em alguns sectores, mas temos de continuar a trabalhar para automatizar os processos. Os outros exigem uma preparação mais intensa. Por inexistência de tempo, alguns aspectos só serão contemplados no próximo ciclo. O mesmo digo em relação as jogadoras. O grupo está aberto e outras vão ter a oportunidade de serem convocadas. Só assim teremos uma equipa mais competitiva e forte”, garantiu.
Grupo em aberto
Carla Mulabo e Juliana Keta (guarda-redes); Marcela Taty e Deolinda Aguiar (pontas esquerda); Balbina Nunda e Rubi Bumba (pontas direita); Elisandra Pedro e Bernadeth Belo (laterais esquerda); Anísia Maria e Liliane Mário (laterais direita); Jorcela Tumba, Rosa Matos, Fernanda Inácio, Marta Ngoma e Elizandra Luango (centrais); Sandy Fernando e Marissoni Capessa (pivôs) são as jogadoras à disposição da equipa técnica nacional.