
O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiro, Faustino Mingues, disse que o balanço das últimas chuvas em Luanda pode ser considerado positivo, pelo facto de não terem registado, até ao momento, nenhuma vítima mortal e nem feridos.
Visita de campo
O vice-governador de Luanda para o sector Técnico e Infra-estrutura, Cristino Mário Ndeitunga, garantiu, ontem, em Luanda, que o Governo vai continuar a trabalhar para reduzir os efeitos da chuva na vida da população.
No final de uma visita aos principais pontos de concentração de água da província de Luanda, o governante disse que o Governo vai continuar a limpar as valas de drenagem, de forma a reduzir o depósito de resíduos sólidos e aumentar a capacidade de retenção de água nas bacias existentes.
Um olhar sob Viana
O administrador do município de Viana, Demétrio Sepúlveda, disse que na circunscrição três mil famílias foram afectadas pela chuva. Nos sete distritos do município, disse, a situação é preocupante.
O Calumbo, explicou, é o único distrito de Viana que teve poucos casos, apenas o registo da progressão de uma ravina, na zona da Kakila. O distrito da Vila Flor, continuou, está entre os mais prejudicados, com o registo do desabamento de várias residências, bem como a progressão de algumas ravinas e ruas intransitáveis.
Quanto às bacias de retenção de água de Viana, o administrador informou que a maioria atingiu o limite máximo de conservação de água, pelo que podem transbordar a qualquer momento, caso se registam mais chuvas nas próximas 24 horas.
Nesta altura, assegurou, decorrem diligências, para acomodar as famílias desalojadas, no Distrito do Zango, que além das inundações registou a progressão de várias ravinas.
Entre as preocupações, referiu, consta igualmente a actual situação da bacia de retenção de água do Bairro Chitondo 2, que colocou em risco oito residências. "No momento decorrem os trabalhos de sucção das águas, bem como a limpeza das valas de drenagem, obstruídas pelo lixo, de modo a devolver a livre circulação de pessoas e bens”.
Por todo o país
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) informou, ontem, que o país vai continuar a registar chuvas em alguns pontos do território nacional, com realce para a província de Luanda.
As previsões do INAMET indicam chuva moderada, que podem ser localmente forte e com probabilidade de ocorrência de trovoada em alguns municípios de Luanda, bem com em certas regiões do país.