Angola e Coreia estudam novas áreas de cooperação


Angola e a República da Coreia avaliaram o aprofundamento das relações bilaterais, sobretudo no que toca a novas áreas de cooperação a serem exploradas e a necessidade de troca de visitas ao mais alto nível.

A avaliação foi feita, terça-feira, durante a audiência que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, concedeu ao embaixador da República da Coreia em Angola, Choi Kwang-Jin.

Os dois países reúnem-se regularmente em vários domínios para a realização de sessões de Comissões Mistas e de Intercâmbio de alto nível, refere uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1992, Angola e a Coreia têm desenvolvido parcerias económicas vantajosas, através da implementação de projectos nos variados domínios.

Os instrumentos legais entre os dois países enquadram-se no âmbito do Acordo Geral de Cooperação Económica e Técnico-Científica, assinado a 2 de Julho de 1993.

 

Novos quadros do Ministério

Vinte e quatro novos titulares de cargos de direcção e chefia foram empossados pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, em acto realizado, ontem, na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Luanda.

Entre os empossados, destaque para o secretário-geral, João Baptista da Costa; inspector diplomático e consular Joaquim Mangueira; director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais (DAMOOR), ministro conselheiro Jorge Catarino Cardoso; directora da Direcção Europa, Maria Cuandina Tchilepa de Carvalho; e do director do Gabinete do ministro, Fernando Miguel.

Tomaram, igualmente, posse, o director do Gabinete de Estudo e Análises Estratégicas, ministro conselheiro Matias João Pires; o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, ministro conselheiro António dos Santos Nascimento; a directora da Direcção de Administração e Gestão do Orçamento, Norma Bastos; e o director do Gabinete da secretária de Estado para Administração, Finanças e Património, Emerson de Lima António.

 O ministro das Relações Exteriores, também, conferiu posse, ontem, aos cônsules-gerais em Roterdão e Países Baixos, Salvador de Bom Jesus; Cidade do Cabo (África do Sul), Elsa Caposso Vicente; em Paris (França), Maria da Paixão Franco.

Na ocasião, o chefe da diplomacia angolana pediu aos novos membros de direcção e chefia mais dedicação, zelo e comprometimento no exercício das funções, bem como apelou à parcimónia e rigor na gestão, quer de recursos humanos, quer financeiros e patrimoniais.

A valorização e a meritocracia mereceram, também, a chamada de atenção de Téte António durante a cerimónia de tomada de posse dos novos servidores da diplomacia angolana.

A cerimónia foi testemunhada pelos secretários de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem