Tunísia: Juízes contra a decisão do Presidente do país


Dezenas de juízes, advogados e activistas da sociedade civil protestaram edomingo, em Tunes contra a exoneração feita pelo Presidente Kais Saied de mais de 50 juízes, acusando o Governo de dominar o poder judicial.

"O povo quer juízes, não escravos” e "o poder judicial é um poder, não uma função” foram algumas das palavras de ordem gritadas pelos manifestantes, que se reuniram em frente ao Palácio da Justiça sob o controlo apertado da polícia, muitos deles à paisana.

 Há precisamente um ano, a um de Junho de 2022, Saied demitiu 57 magistrados por decreto presidencial, acusando-os de corrupção e de obstrução a vários inquéritos.

Em Agosto do mesmo ano, o tribunal administrativo suspendeu o despedimento de 49 magistrados e decidiu que podiam regressar ao trabalho, o que ainda não lhes foi permitido, Além disso, continuam sem receber os respectivos salários e foram também privados da cobertura da segurança social.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem