O Famalicão esfrega as mãos para receber um valor significativo pela transferência de Manuel Ugarte para o Chelsea. O clube famalicense é dono de 30 por cento do passe do médio uruguaio do Sporting.
O Chelsea paga a cláusula de rescisão do jogador, no valor de 60 milhões de euros, e ainda se responsabiliza pelo mecanismo de solidariedade: normalmente é descontado no total do valor do negócio, mas desta forma será o clube inglês a pagar a compensação aos clubes formadores.
Recorde-se que o PSG também queria Manuel Ugarte e estava disponível para pagar os 60 milhões de euros da cláusula de rescisão do jogador, mas o uruguaio preferiu a proposta do Chelsea. O médio vai assim abdicar de jogar as competições europeias na próxima temporada, mas em compensação vai poder exibir-se na Liga Inglesa.
O Sporting Clube de Portugal é detentor de 70 por cento do passe do internacional uruguaio e, com isso, tem direito a 42 milhões de euros pelo valor da cláusula de rescisão (60 milhões de euros). O Famalicão, por sua vez, vai receber 18 milhões de euros.
Até agora, o Sporting já desembolsou 10,5 milhões de euros por Ugarte, que chegou a Alvalade em Agosto de 2021, tendo assinado um contrato válido até Junho de 2026. Fez desde então 85 jogos oficiais e anotou um golo.