Chelsea Dinorath estreia no mercado com “Catarse”
A cantora Chelsea Dinorath apresentou, quinta-feira, o seu álbum de estreia, intitulado “Cartase”, no restaurante “A Fábrica”, no Bairro, Talatona, em Luanda. O disco tem a produção da Banger Boyzs, que arrancou com a fase de promoção e divulgação da obra.
Ao lado de familiares, amigos e colegas de trabalho, a cantora interagiu com os convidados ao falar dos temas do disco. Quanto as mensagens falou do sentimento de libertação ou emoções reprimidas, assim como apresentou um pouco mais dela e toda a energia que carrega na sua arte.
A obra tem nove faixas musicais foi gravada entre Portugal e Angola, tendo contado com as colaborações de Edgar Domingos, Luharn, Kide Wime e do português Agir. Também pronunciou-se do seu posicionamento como cidadã, onde a música é a sua arma. Quanto aos projectos futuros quer atingir novos palcos e continuar a trabalhar.
Depois brindou os presentes com temas do "Catarse” como: "Unfollow”, "Sodadi”, "Ntima”, com a participação de Luharny, uma das vozes do disco no leque de convidados. Em palco teve o suporte de instrumentistas constituído por integrantes da Mozangola. Numa noite que também ficou marcada pela cantora ao avançar que foi a primeira vez que actuou com uma banda.
Chelsea Dinorath derreteu o coração do público com uma performance carregada de emoções, sinceridade e muita alegria com sua voz brilhante. A cantora não conteve as lágrimas em vários momentos, em especial ao recordar-se do pai, Raúl Danda, falecido em Maio de 2021. Chelsea justificou em palco que este é o tema mais intenso do álbum que fez para os pais, onde descreve tudo aquilo que viveu com eles.
Depois da actuação, Chelsea Dinorath, em declaração, ao Jornal de Angola, disse que "hoje está a ser uma das melhores noites da minha vida e maior porque depois dessa noite do lançamento do meu primeiro álbum a responsabilidade irá aumentar. Ser a Voz Feminina do Ano no Top Rádio Luanda está a ser uma grande responsabilidade.
A cantora realçou que antes dos prémios já estava a preparar o trabalho discográfico. Contou que alterou o título no álbum "Longe do Aceno” e da satisfação de escrever "Ntima”, que fez para os seus pais: "como tirei tudo que vem alma não tinha como manter o titulo e acabei por nomear 'Cartase', porque o que traz um pouco mais de dela é libertação dos meus sentimentos reprimidos seja trauma, seja relações amorasas, tudo está envolvido aí é aquela sensação de alívio por ter tirado aquilo que estava guardado em mim”.
A cantora adiantou que gostaria ter uma participação de Ana Joyce mas que não lançou o convite neste projecto, por ser ainda a primeira fase porque quis explorar um bocadinho mais de tudo aquilo que tinha guardado.
Preto Show, agente da cantora, disse, que é um prazer trabalhar com a Chelsea, porque "é uma pessoa muito tranquila, foi por insistência dela que hoje estamos a trabalhar. Foram muitas mensagens nas minhas redes sociais e depois chamei-a para ouvir a cantar e ela convenceu-me. Desde aquele momento já não nos largamos e hoje é a Melhor Voz do Ano e da nova geração. Hoje lançou o seu primeiro álbum, a Chelsea é uma menina batalhadora e responsável”.
Manoel Giardini, outro membro da equipe de produção, também satisfeito com o feito, disse que depois do álbum o processo de promoção e divulgação contínua com espectáculos em Angola e em outros pontos do mundo, com realce para o festival da Costa Caparica em Agosto, dos maoires festivais de Verão em Portugal.
A música "Sodadi” é o seu maior sucesso e com mais de dois milhões de visualizações, mas foi em "Céu Azul”, do projecto "Versos e Poesias” de Dj Black Spyro, que ganha maior visibilidade, a partir de Setembro do ano passado, abrindo caminho para quatro nomeações no Top Rádio Luanda 2022. Em Março viu o seu trabalho reconhecido ao vencer duas categorias deste top: Melhor Voz Feminina do Ano e Voz Feminina Revelação.
Chelsea Dinorath António Danda, seu nome Artístico Chelsea Dinorath, nasceu em Luanda aos 24 de Fevereiro de 2000. Começou a carreira na literatura, tendo feito alguns exercícios de escrita que mais tarde levaram a compor as suas próprias canções, no estilo Soul Music e R&B. Gravou aos 12 anos a primeira música "Girlfriend” tendo dado sequência com "Me Bala” com participação de Tchoboli.