Bairro Ongwe vai contar com sistema de fornecimento de energia eléctrtica


O bairro Ongwe, arredores da cidade de Ondjiva, na província do Cunene, vai contar, dentro de dois meses, com um sistema de fornecimento de energia eléctrica, cuja construção começou sexta-feira, com a colocação da primeira pedra.

O referido sistema vai fornecer energia a mais de 300 moradias e iluminação pública, com a instalação de 52 luminárias na zona habitacional, surgida há mais de cinco anos.

As obras estão orçadas em 85,3 milhões de kwanzas, no quadro do Programa de Investimentos Públicos, prevendo-se a instalação de um posto de transformação de 250 KVA e 41 postes de baixa tensão. 

A governadora do Cunene, que colocou a primeira pedra, disse que o Governo está a concretizar uma pretensão, que vem desde o ano passado, de fornecer energia electrica à população da zona de Ongwe e de outros bairros da cidade de Ondjiva.

Gerdina Didalelua orientou à Administração Municipal do Cuanhama, que tem como sede a cidade de Ondjiva, no sentido de reforçar a fiscalização da obra e travar a progressão das construções desordenadas, que, além de tirarem estética ao centro urbano, criam dificuldades à expansão dos serviços públicos, como estradas, sistemas de abastecimento de água,  fornecimento de energia eléctrica, escolas e outros equipamentos sociais.

O bairro de Ongwe, hoje habitado por cerca 2.500 pessoas, surgiu há cerca de oito anos, com negociantes do mercado informal de Oshomukuio, oriundos de diferentes províncias, e rapidamente se estendeu de forma desordenada.

A coordenadora do bairro, Maria Haufiku, disse que, com a extensão da electricidade à zona, a vida dos moradores vai melhorar, uma vez que já vão poder ter electrodomésticos em casa, comotelevisão para acompanhar as notícias e geleira para conservar os frescos.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem