Basquetebol: Petro de Luanda e 1º de Agosto aquecem Pavilhão da Cidadela
Ontem, no Pavilhão da Cidadela, palco do primeiro jogo, José Neto assegurou ter o diagnóstico do 1º de Agosto, depois de apreciar o último embate diante do Interclube.
A última sessão de treino decorreu à porta fechada, na qual os aspectos técnicos e tácticos, a boa circulação de bola e lançamentos de curta, média e longa distâncias, constaram da agenda do campeão nacional.
Além dos objectivos traçados pelo grupo, nestes cinco jogos, está em causa a manutenção da superioridade sobre o adversário. É que, em três jogos na presente época, o Petro de Luanda somou igual número de vitórias. Na Supertaça, venceu por 99-92 e, no Unitel Basket, bateu por 99-94 e 108-77. Ou seja, desde a chegada de José Neto, os campeões nacionais nunca perderam com o 1º de Agosto.
O grupo respira saúde, com a excepção ao poste Alexandre Jungo, que continua sem jogar na presente época, devido a uma lesão na mão esquerda. Ainda assim, José Neto garante prontidão para o encontro de logo mais.
O Petro de Luanda pode sair com este cinco: base Childe Dundão, extremo-base Carlos Morais, extremo Glofate Buiamba, extremo-poste Abubakar Gakou e poste Jone Pedro.
Militares
Lazare Adingono, por sua vez, reconhece o potencial de mais 70 por cento dos atletas do Petro de Luanda. O que sabe, permite-lhe gizar a melhor estratégia para contrapor o adversário. Os erros defensivos e ofensivos mereceram, ontem, a atenção da equipa técnica, culminando com a circulação da bola.
Sem o extremo Ben-vindo Quimbamba e o base Geraldo Santos, ambos a contas com lesões e entregues ao departamento médico, o 1º de Agosto vai ao encontro da responsabilidade de começar com a mão direita os play-off da final.
Para isso, o número um da equipa técnica vai voltar a confiar nos préstimos dos reforços Nico Clareth, Jordan Aboudou, aliado ao bom momento de forma do Hermenegildo Santos e do poste Felizardo Ambrósio.
Os quatro activos tornaram-se nos principais carregadores de piano da equipa do Rio Seco, a par dos extremos Macachi Brás, Malick Cisse e Bamba Cisse.O líder da equipa técnica agostina prometeu uma equipa forte. Acredita na capacidade dos seus rapazes para começarem os play-off de final com vitória em casa do adversário.
Lazare Adingono pode alinhar o seguinte cinco: base Hermenegildo Santos, ex-tremo Malick Cisse, extremo-base Edson Ndoniema, extremo-poste Felizardo Ambrósio e poste Jordan Aboudou.
Petro de Luanda e 1º de Agosto chegaram à final do Unitel Basket 2022/2023, depois de afastarem o FC Vila Clotilde por 3-0 e o Interclube por 3-1