Construção de nova escola coloca mais de 800 alunos no sistema de ensino

 

Mais de 800 crianças com idades escolares da iniciação à 9ª classe, da comuna de Chinhama, no município do Catchiungo, província do Huambo, deixaram de estudar em condições precárias, com a inauguração da primeira escola local, construída no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) naquela vila.

A escola foi inaugurada pelo vice-governador para a área Política, Económica e Social, Angelino Edmundo Elavoco, no quadro das comemorações do 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, cujo acto provincial foi realizado na comuna da Chinhama.

O responsável sublinhou, no acto, que o complexo escolar da Chinhama vai fazer renascer o sonho de muitas crianças e jovens, que antes estudavam em espaços lectivos abertos e vão passar a ter melhores condições de aprendizagem.

 "O objectivo do Executivo é criar mais infra-estruturas de carácter definitivo, em todos os municípios no âmbito do PIIM, para dar melhor qualidade de vida às populações”.

O Governo do Huambo vai continuar a trabalhar para o alargamento da rede escolar, melhorar as condições socioeconómicas dos professores e garantir o ingresso de mais alunos no sistema normal de Ensino e Aprendizagem. O dirigente disse que, com a inauguração do complexo escolar da Chinhama, constitui um marco histórico nesta localidade, por ser a primeira escola de carácter definitivo e vai fazer com que muitas crianças que estão fora do sistema de ensino sejam matriculados, no próximo ano lectivo, disse. O governante pediu aos alunos, professores e a comunidade no sentido de cuidarem deste bem público, para que sirva também para as gerações vindouras.

O aluno Abel Tchicoma afirmou que com a entrada em funcionamento do complexo escolar, estão ultrapassadas as dificuldades dos estudantes e professores, que trabalhavam em lugares improvisados, onde paralisavam as suas actividades quando estivesse a chover.

O pequeno disse que a escola nova vai trazer conforto aos alunos e professores da localidade, que prometem cuidar da infra-estrutura, para que sirva de aprendizagem contínua da população local. A escola possui dois blocos, tem 12 salas de aula, vários gabinetes, uma biblioteca, e outros equipamentos essenciais. A instituição, cujas obras tiveram início em Julho de 2021, custaram aos cofres do Estado cerca de 190 milhões e 850 mil kwanzas, vai funcionar em dois períodos, manhã e tarde.

O administrador do Cachiungo, Paulo Moma afirmou que o município tem 15 acções inscritas no âmbito do PIIM, orçadas em mais de 908 milhões de kwanzas, com destaque para a construção de escolas de sete e 12 salas, um centro de formação profissional, furos de água, requalificação dos passeios, lancis, cemitério municipal e da rede eléctrica, com aquisição de geradores, para além de contentores de lixo.

Angelino Edmundo Elavoco afirmou que a província do Huambo tem outras 26 infra-estruturas nos sectores da Saúde e Educação do PIIM, em fase de conclusão nos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga e Longonjo que poderão ser inaugurados nos próximos dias, para o bem-estar da população.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem