Jovens exortados a preservar cultura de paz e tolerância


A governadora da província do Bengo exortou, ontem, na localidade do Panguila, município do Dande, os jovens à preservação da paz, espírito patriótico e à criação da cultura de tolerância, cidadania e solidariedade.

Maria Antónia Nelumba referiu-se a estes desafios durante o acto que marcou a celebração do 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, que ontem se comemorou, apontando o papel fundamental que os jovens jogam no desenvolvimento do país.

A governadora do Bengo fez saber que o Dia da Juventude angolana acontece no mês que coincide com as comemorações do Dia da Paz e Reconciliação, uma das maiores conquistas do povo angolano após a Independência Nacional, e que marca a viragem no processo político e de desenvolvimento do país.

Maria Antónia Nelumba lembrou que durante os anos de paz efectiva foram construídos vários equipamentos sociais nos sectores da Saúde, Educação, Transportes, Agricultura, Indústria, Habitação e subiram os indicadores macroeconómicos.

"Neste processo da independência e do alcance da paz nacional a juventude esteve sempre presente como um elemento activo na construção destas grandes obras, que engradecem o país”, disse.

A governadora apontou entre os vários desafios da juventude a contribuição no crescimento da produção interna, o papel que deve jogar no sector da Investigação Científica, Preservação do Ambiente, combate à corrupção, entre outros males que enfermam a sociedade e apelou a primar por um comportamento digno e recorrendo aos órgãos competentes sempre que sentirem os seus direitos violados, para responsabilidade patriótica e assim evitar a desordem e condutas que em nada dignificam o bom cidadão.

Exortou, também, ao respeito dos símbolos nacionais, não vandalização dos bens públicos, perturbação da ordem pública, e a não usar indevidamente as redes sociais.

 Acções concretas

O secretário provincial do Conselho Nacional da Juventude, Sabino Rodrigues, pediu, por seu turno, ao Governo acções concretas capazes de priorizar o rápido acesso à formação técnico-profissional e promover mais emprego, no sentido de ajudarem o desenvolvimento do país.

Sabino Rodrigues disse que os jovens necessitam com urgência o acesso à habitação, programas sustentáveis e aos créditos bancários, para poderem ajudar o país a crescer e melhorar a sua vida social e económica.

O líder do CNJ garantiu que os jovens vão continuar a ser parceiros do Governo na materialização de programas e políticas económicas e sociais capazes de gerar desenvolvimento.

A par deste acto, teve lugar no Mercado do Panguila uma palestra sob o tema "O Papel da Juventude no Respeito e Preservação dos Símbolos Nacionais e no Contributo para o Melhoramento e Desenvolvimento Comunitário”, dissertado pelo sociólogo Pedro de Castro Maria.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem