Presidente da República felicita juventude angolana pelo seu mês


O Presidente da República felicitou, ontem, os jovens angolanos residentes no país e na diáspora pelo seu mês (Abril) e exortou-os a aproveitarem, ao máximo, todo o potencial da sua juventude, força interior, energia, vigor, inteligência e espírito inovador e empreendedor para melhor servir Angola.

João Lourenço endereçou a mensagem aos jovens angolanos a partir da sua conta na rede social Facebook, onde partilha, diariamente, com o país, breves mensagens com temáticas variadas.

"Neste mês da juventude, felicito a todos os jovens angolanos, em Angola e na diáspora, pelo seu mês, por tudo quanto fizeram e fazem pelo bem de Angola e dos angolanos. Estamos juntos!”, lê-se na mensagem do Presidente da República, divulgada no Dia Nacional da Juventude Angolana, ontem assinalado.

 Papel dos jovens na construção do Estado

Numa mensagem divulgada por ocasião da efeméride, o Bureau Político do MPLA lembra que o país contou, sempre, com o papel da juventude, em todas as frentes, tendo, por isso, aproveitado a ocasião para agradecer a entrega abnegada, firme e patriótica desse segmento no processo de construção, implementação e consolidação de um Estado soberano, Democrático e de Direito em Angola.

De modo a garantir uma melhor educação e formação profissional para os jovens, o MPLA faz saber que tem instado o Executivo no sentido de continuar a trabalhar na busca, incessante, de soluções para a criação de maior oferta de emprego para a satisfação das principais preocupações deste segmento importante da sociedade, que, como sublinha, "continua a merecer lugar cativo na agenda de prioridades da governação para o período 2022-2027”.

O Bureau Político do MPLA destaca, ainda, que apoia, de forma incondicional, o desenvolvimento de um amplo movimento associativo juvenil e estudantil com pendor para o voluntariado, por via do qual sejam amplamente abordadas a concepção e desenvolvimento de programas e projectos para garantir um futuro melhor aos jovens e às gerações vindouras, bem como a promoção de um comportamento, cultura patriótica e cívica dos cidadãos, em geral, e da juventude em particular.

O MPLA apela a toda a sociedade angolana para transformar a celebração da data num acto de reflexão com sentido e abrangência nacional, incentivando os jovens a pautarem por uma vida responsável, contribuindo para a paz social, de entendimento, tolerância, diálogo permanente, promoção dos valores morais, éticos e cívicos, respeito pelos símbolos nacionais e pelos direitos e liberdades fundamentais duramente conquistados.

Sobre este particular, exortou os jovens a primarem pelo respeito à democracia e à preservação da paz, enquanto patrimónios fundamentais para o desenvolvimento integral de qualquer sociedade. "Com a consciência de que muito há, ainda a fazer, para a solução sustentada dos principais problemas da Juventude Angolana, o MPLA considera justas e legítimas as vossas reivindicações no domínio da formação, promoção e inserção no mercado de trabalho e defende o reforço de medidas que visem manter viva a chama da juventude angolana”, destaca o MPLA na mensagem alusiva ao Dia Nacional da Juventude Angolana.

O Dia Nacional da Juventude, celebrado a 14 de Abril, é uma homenagem ao comandante José Mendes de Carvalho, mais conhecido por "Hoji-ya-Henda”, que morreu em combate, aos 27 anos, durante um assalto ao quartel de Karipande (do exército colonial português), na província do Moxico, no dia 14 de Abril de 1968. Hoji-ya-Henda foi sepultado próximo do rio Lundoji, a 30 quilómetros do quartel de Karipande, da Frente Leste da 3ª Região Político-Militar. Em Agosto de 1968, o MPLA havia atribuído a Hoji-ya-Henda o título de "Filho querido do povo angolano e combatente heróico do MPLA”. A 23 de Março de 1969, a I Assembleia da III Região Militar do MPLA declarou que, em sua memória, o 14 de Abril passasse a ser comemorado em Angola, como o Dia da Juventude Angolana.

Uma assembleia que congregou, em Cabinda, várias associações juvenis, algumas das quais de partidos políticos filiadas ao Conselho Nacional da Juventude (CNJ), determinou que o 14 de Abril passasse a ser mesmo o Dia Nacional da Juventude Angolana.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem