
O ministro de Estado ugandês para a Cooperação Internacional, Henry Okello, destacou, esta segunda-feira, em Luanda, o “papel preponderante” dos partidos no poder em Angola (MPLA) e no Uganda (MRN), na pacificação da Região dos Grandes Lagos, sobretudo dos conflitos armados na República Democrática do Congo (RDC) instigados pelo M23.
Henry Okello salientou existir no seio dos partidos MPLA e MRN o consenso de que só com a paz, segurança e estabilidade na República Democrática do Congo, Angola e Uganda podem continuar a rota para o desenvolvimento sustentável.
Após salientar que os dois países constituem os "oásis” para a paz e estabilidade no continente africano, o ministro de Estado ugandês ressaltou as "históricas” relações existentes entre os dois partidos históricos, na libertação da zona Oeste do continente africano.
A participação activa de Angola na libertação da Namíbia e África do Sul também foram mencionados pelo governante ugandês, que justificou a vinda a Angola como forma de consolidar ainda mais as relações entre os dois Governos e partidos.