Serviço de Protecção Civil e Bombeiros fortalece capacidade operacional

A preparação de quadros melhores capacitados para os desafios do futuro foi o foco de uma acção de formação realizada em Luanda, pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), que serviu ainda para averiguar o grau de resposta dos efectivos da organização às situações do quotidiano.

Durante o encerramento da formação, ontem, o segundo comandante da instituição, comissário Bombeiro José Caculo, revelou que a organização pretende, com as acções de formação, ter meios técnicos e humanos para cumprir, progressivamente, a missão de "Dar vidas, para Salvar Vidas”.

A formação, a primeira dirigida a bombeiros militares para a Força Aérea Nacional, é, para José Caculo, um ganho para a corporação. "Os formandos são vitoriosos e abraçam agora a profissão de soldados da paz. O elevado nível técnico-profissional que vai sendo solidificado cada vez mais, com o desenvolvimento de cada uma das acções formativas é uma representação da capacidade que se quer no futuro”, disse.

Os bombeiros militares, assegurou, estão prontos para o cumprimento da missão de "Dar Vidas para Salvar Vidas”. A realização destas formações, acrescentou, fazem parte de acções previstas no planeamento estratégico institucional, no sentido de fortalecer a capacidade operacional da corporação do comando da Força Aérea Nacional.

 Formação contínua

O director da Escola Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, subcomissário Bombeiro, Marcelino Pintinho, informou que as acções formativas vão ser contínuas. "É um compromisso que a super-estrutura deste órgão continua a manter, por meio do intercâmbio e cooperação com a Força Aérea Nacional”.

A formação do bombeiro, adiantou, é virada ao saber fazer, "mas antes é necessário que o indivíduo aprenda a saber, de forma que consiga ser inserido na sociedade como um profissional diferenciado”.

O Subcomissário Bombeiro avançou ainda que as formações são de extrema importância, tanto do ponto de vista dos serviços operacionais prestados, quanto na garantia da segurança das instalações.

Outros cursos

Durante seis meses, 52 efectivos da Força Aérea Nacional frequentaram o curso de bombeiro sapador, desenhado com objectivo de dotar os participantes de conhecimentos básicos sobre o trabalho realizado pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, que permitiu formar com êxito 26 formandos.

No curso de operadores de técnica de extinção para força aérea, traçado para dotar os formandos de conhecimentos sobre hidráulica aplicada ao combate aos incêndios, possibilitou a formação de vinte e seis efectivos.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem