ANPG, Totalenergies e Sonangol assinam acordo para exploração na bacia do Kwanza


A Agência Nacional de Petróleo( ANPG), Gás e Biocombustíveis, a TotalEnergies EP Angola e a Sonangol Pesquisa e Produção S.A, assinaram esta terça-feira, um acordo de princípios que permite viabilizar o primeiro projecto de desenvolvimento e exploração na Bacia do Kwanza.

De acordo com a nota que o JAOnline teve acesso, o projecto de desenvolvimento dos Blocos 20 e 21, localizados a cerca de 150 quilómetros a Sudoeste de Luanda, compreenderá uma plataforma flutuante do tipo FPSO, o sétimo da TotalEnergies em Angola, ancorada a 1.700 metros de profundidade de água e ligada a uma rede de produção submarina.

Para o Director Geral da TotalEnergies, Martin Deffontaines, este projecto representará uma nova aposta tecnológica no domínio da eficiência energética e descarbonização da energia, até porque vai incluir desde a sua concepção a geração eléctrica a partir de uma turbina de ciclo combinado e zero queima de gás, que lhe permitirá baixar a intensidade de emissões de carbono”.

Já o Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, considera que "este acordo vai permitir a primeira produção na zona marítima do Kwanza e poderá vir a contribuir de forma decisiva para a consumação dos objectivos de produção nacional".

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem