O técnico Aníbal Moreira enalteceu neta terça-feira o espírito de entrega aos trabalhos dos pré-seleccionados, que projectam no Pavilhão Principal da Cidadela, em Luanda, a disputa da segunda edição do AfroCAN, competição a decorrer de oito a 16 de Julho próximo, na província de Benguela.
Em declarações ontem à imprensa, momentos antes do início da quinta sessão de treino, realizada no Pavilhão Principal da Cidadela, local onde foi montado o quartel-general do cinco nacional, Aníbal Moreira, um dos adjuntos do seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep”, mostrou-se satisfeito com a postura competitiva que a rapaziada tem demonstrado ao longo das sessões de treino.
"Os atletas têm sido im-pecáveis nas sessões de treino, cada uma deles, procura dar o seu melhor, o que para nós, equipa técnica é satisfatório. Sinto que existe uma grande vontade de cada um deles absorver tudo aquilo que estamos a incuti-los, quer no capítulo defensivo, quer no sector ofensivo”, disse.
Questionado sobre a integração do extremo do Petro de Luanda Glofate Buiamba, que andou "foragido”, falhando inclusive os exames médicos, para além de duas sessões de treino, Aníbal Moreira esclareceu que aceitou a justificação do atleta sobre a sua ausência.
"O Glofate Buiamba está a trabalhar com o resto do grupo desde sábado. Portanto, o atleta justificou as razões que estiveram na base da ausência e nós, equipa técnica aceitámos, razão pela qual, está a trabalhar connosco”, esclareceu o antigo capitão dos hendecacampeões africanos.
Aníbal Moreira reafirmou que vai para esta competição com atletas sem qualquer experiência.
"Apesar dos atletas serem bastante energéticos, quase todos são inexperientes. Por isso, é normal que apresentem ainda algumas debilidades técnicas que vamos procurar suprimir, antes do início da competição”.
Hoje, quarta-feira, a Pré-Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol volta a trabalhar em sessão única do dia. O treino começa às 11h00.
Seleccionador nacional emagrece o grupo
O seleccionador nacional Aníbal Moreira faz a primeira triagem ao grupo, em princípio no sábado, na véspera da viagem para a província de Benguela, palco da disputa da segunda edição do AfroCAN.
O facto foi revelado ontem à imprensa, pelo técnico Aníbal Moreira, momentos antes do início da quinta sessão de treino.
"Como sabem, para esta competição, convocámos vinte atletas e com o aproximar da data do dia da viagem para a província de Benguela, vamos fazer a nossa primeira triagem. Portanto, acredito que no sábado vamos reduzir o grupo, porque não podemos levar os vinte atletas", esclareceu.
Nesta primeira triagem, Aníbal Moreira vai afastar três a cinco atletas, antes de rumarem para a cidade das Acácias Rubras.
"Só não posso assegurar se serão cinco ou três atletas que devem ser afastados nesta primeira filtragem. Portanto, teremos mesmo que emagrecer a Pré-selecção Nacional antes da viagem", assegurou o técnico angolano.