AGT celebra cooperação em investigação científica

A Administração Geral Tributária (AGT) celebrou, no final de semana, em Luanda, um protocolo de cooperação na área de investigação científica, com o Instituto Nacional de Avaliação e Desenvolvimento da Educação (INADE).

O acordo estabelece bases de cooperação em áreas como a investigação aplicada e científica, organização de conferências e acções conjuntas de formação nas áreas de tributação. O protocolo que se enquadrou, no âmbito do Programa Nacional de Educação e Cidadania Fiscal, implementado pela AGT em 2021, visa à promoção integrada de iniciativas de natureza pedagógica e científica ligadas à tributação.

O presidente do Conselho de Administração da AGT, José Leiria, agradeceu pela parceria firmada e alegou que "é cada vez mais notório que o Estado angolano quer ser, cada vez mais, um estado fiscal. Começámos a perceber, como Estado, que diferente de irmos buscar recursos na exploração de petróleo, na exploração de diamantes ou no endividamento”, disse, sublinhando que a fonte mais segura de arrecadação de receitas é através dos impostos. "Isso só funcionará, se a população, em geral, também conseguir adoptar essa consciência, tendo o INADE como um parceiro importante na formação das pessoas”, referiu, adiantando que o protocolo rubricado vai permitir que o Centro de Estudos Tributários transmita às pessoas a necessidade de serem bons pagadores de impostos em prol de uma sociedade cada vez  mais desenvolvida.

"Podemos contar com a inserção de matérias fiscais no  plano de formação que o próprio INADE está a desenvolver, no sentido de consciencializar as pessoas sobre a importância do pagamento de impostos”, acrescentou.

O director-geral  do INADE, Diasala Jacinto André, manifestou a satisfação pela assinatura do acordo. "Estamos satisfeitos por termos, finalmente, concluído o primeiro passo de uma caminhada que sabemos que é longa. Já havíamos trabalhado, durante 4 anos, com outras instituições no quadro do Programa de Transformação Curricular, onde catalogamos uma série de conteúdos que pensamos serem pertinentes no processo de ensino e aprendizagem”, disse.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

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