“Nova Aurora” é o nome do segundo álbum de Cremilda Medina, editado no dia 5 de Maio, e que será apresentado num concerto, sábado, no Mindelo, Cabo Verde, terra natal da cantora.
Em palco Cremilda é, como sempre, acompanhada por músicos fabulosos: no piano e direcção musical estará Tchenta Neves, nas guitarras vão estar Bau Almeida e Ivan Medina, no cavaquinho Djassa Pereira, no baixo Jimmy Silva, nos sopros Yanick Almeida, na bateria Djodje Cruz e
nos coros vãos estar Totchi Almeida e Sivy Gomes, que também participaram na gravação do álbum.
O primeiro passo para o novo disco foi dado ainda em 2018, por altura em que a morna era ainda candidata a Património Cultural Imaterial da Humanidade, quando Cremilda convidou Tito Paris para gravar "Nôs Morna”, como incentivo e apoio à candidatura que mais tarde, já em Dezembro de 2019, veio a ser ratificada pela Unesco.
"Nôs Morna” conquistou em 2019 o "award” da "World Music” nos Estados Unidos da América, dando assim um excelente pontapé de saída ao novo trabalho.
"Nova Aurora”, que reúne um leque de excelência de compositores cabo-verdianos, produzido entre Portugal e Cabo Verde, conta com a produção musical do conceituado produtor e pianista Nando Andrade e tem a participação de vários músicos de renome.
Neste trabalho, Cremilda continua a sua viagem pelos ritmos da morna e da coladeira, mais um disco a pensar na essência da tradição, continuando a sua busca e preservação pelo antigamente, em sonoridades que lhe trazem à recordação outros tempos e gentes de outrora.
"Tenho a certeza que vai ser uma noite especial para todos, pois irei começar a divulgação do meu segundo álbum no meu berço e isso é muito importante para mim. Este é um trabalho feito com muito sacrifício, pois existiram vários percalços ao longo da sua criação, mas que nunca me fizeram desanimar e o resultado está à vista, com muito amor e dedicação…”, refere Cremilda Medina. "Este concerto será o início de uma nova fase, de uma Nova Aurora”, diz.
Cremilda Medina, uma das vozes maiores da actualidade na música tradicional/popular de Cabo Verde, é conhecida por todos, e tem levado a música cabo-verdiana em viagens por vários palcos por todo o mundo.
Com uma produção da "Melody Produções”, este será mais um grande espectáculo a acontecer no Mindelo, onde Cremilda espera contar com "uma casa cheia de gente pronta para participar num espectáculo que será de todos e para todos”.
Depois do concerto no Mindelo, Cremilda segue viagem para a Europa, onde tem já concertos agendados para apresentar o seu mais recente disco.