A Direcção de Transportes, Tráfego e Mobilidade no município de Cacuaco, na província de Luanda, entregou, até segunda-feira, 37 cartões de subvenção de combustível a operadores de táxi licenciados, estando mais de 200 à espera.
Júlio Azevedo explicou que a demora na entrega de cartões de subvenção se deve a vários factores, como, por exemplo, a inserção de dados errados nas fichas de licenciamento de determinados operadores.
"Esta situação está a condicionar a emissão de cartões que vão isentar os beneficiários do pagamento de 300 kwanzas por cada litro de gasolina, mantendo-se para esta franja da sociedade o preço de 160 kwanzas”, disse Júlio Azevedo, que pediu calma e serenidade a todos os operadores de táxi e de moto-táxi, assim como aos proprietários de embarcações de pesca artesanal que ainda não receberam os cartões de subvenção.
"Quem ainda não recebeu o seu cartão, por qualquer motivo, deve reclamar junto das administrações municipais e dos governos provinciais, para ver resolvido o seu problema”, adiantou o responsável.
O director explicou que o processo começa com o licenciamento do veículo automóvel na Administração Municipal, que reporta ao Gabinete Provincial de Transportes, Tráfego e Mobilidade, que remete, por sua vez, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sendo esta a entidade que tem a responsabilidade de remeter para uma das três instituições bancárias seleccionadas (BFA, BAI e BCI), que, depois de confirmar os dados (NIF e a matrícula do veículo, por exemplo), emite um cartão personalizado.