Sonangol institui veículos para gerar transparência

A Sonangol considera dispor de publicações de carácter económico próprias que permitem um processo de comunicação mais transparente com o mercado e os colaboradores do grupo, de acordo com o director de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social da companhia.

Dionísio Rocha Júnior proferiu estas declarações numa entrevista publicada na revista "Pacaça”, uma publicação da Sonangol baptizada com esta designação como alusão a um campo petrolífero da companhia, que assinala quatro anos neste mês de Junho.

Com o programa quinzenal Ngol, difundido pelo Canal A da Rádio Nacional de Angola, as plataformas de comunicação da Sonangol foram destacadas pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo,  como "mecanismos” de divulgação de interesse para a população, numa entrevista divulgada na edição de Maio, do jornal, publicada no último sábado.

A secundar estas declarações,  o director de Comunicação,  Marca e Responsabilidade Social da Sonangol lembrou, nessa mesma edição do Jornal,  a implantação da publicação como uma "resposta aos desafios de comunicação associados à regeneração”, um processo lançado em 2018, com o que a companhia abandonou a figura de concessionária nacional de hidrocarbonetos e alienou activos não nucleares, ao mesmo tempo  adoptou investimentos no domínio das renováveis  para se transformar numa empresa nacional de energia.

Desde essa altura,  prosseguiu,  a Sonangol tornou-se numa empresa "aberta e transparente”, principalmente entre os trabalhadores, "procurando responder aos anseios, dúvidas e até angústias dos colaboradores, que foram assistindo mudanças profundas”, o que se alia à conquista agora mais conseguida de estabelecer uma relação virtuosa com a comunidade, por via da divulgação periódica das metas e dos resultados. Isso deu lugar a que os veículos da empresa passassem a ser tidos como "fontes” da generalidade da "media”, que encontra nessas plataformas o que Dionísio Rocha Júnior disse ser "informação útil e relevante” sobre a evolução da empresa.

O director atribuiu à evolução dos conceitos de abertura reflectidos nas duas plataformas de comunicação às opções de transparência adoptadas pela companhia depois de 2017, mas, também,  à equipa engajada na produção,  constituída por jovens angolanos  "talentosos e empenhados”.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

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