União Europeia aposta no aumento da capacidade de gestão de resíduos

A União Europeia, na sua Estratégia Global com a África, pretende aumentar as capacidades de inovação, especialmente das mulheres e jovens, em termos de gestão de resíduos.

A garantia foi dada, segunda-feira, em Luanda, pela embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, durante uma actividade em alusão ao Dia Mundial do Ambiente. 

Segundo Jeannette Seppen, a União Europeia pretende, também, maximizar os benefícios da transição verde, através de um programa regional denominado "Africa Rise”, destinado a promover o crescimento sustentável e fomentar o emprego em 25 países africanos. Em Angola, esclareceu, o Africa Rise já realizou um estudo sobre a economia circular e a gestão de resíduos sólidos. 

No contexto angolano, salientou, a participação da sociedade civil no combate às alterações climáticas constitui uma das principais temáticas da União Europeia. 

A embaixadora explicou que, este ano, a Delegação da União Europeia em Angola celebra o Dia Mundial do Ambiente com foco na questão de um dos poluentes mais visíveis, concretamente os resíduos sólidos. 

Durante a celebração, foi feita uma exposição de resíduos transformados em outros produtos, que foram produzidos por associações da sociedade civil, apoiadas pelos Salesianos de Dom Bosco, com financiamento da União Europeia. 

Com a implementação dos Ecopontos, disse, a União Europeia pretende gerar uma mudança concreta com impacto na vida dos cidadãos, para que possam, também, adoptar medidas que preservem o ambiente, durante as actividades laborais e na vida pessoal. 

Como líder global, referiu, a União Europeia continua a encabeçar esforços internacionais no âmbito da Agenda 2030 e outros, em prol do meio ambiente, em conjunto com os parceiros. 

Os esforços são centrados na implementação de políticas ambiciosas em matéria de clima, ambiente e energia, em todo o mundo. 

A diplomata referiu que o Pacto Verde, adoptado em 2019, é um exemplo a seguir, tendo em conta que constitui um passo histórico, ao tornar as políticas da União Europeia em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade aptas para a redução das emissões de gases com efeito  estufa em pelo menos 55 por cento, até 2030, em comparação com os níveis de 1990. 

A embaixadora revelou que os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável integram várias dimensões ambientais, nomeadamente a gestão dos recursos naturais, energia, produção alimentar e saúde humana. 

Jeannette Seppen enalteceu o trabalho de parceria com os Salesianos de Dom Bosco, que têm implementado o programa "Ecojovens”, desde 2020, promovendo a criação de emprego para jovens angolanos e incutir uma gestão de resíduos de forma mais responsável.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem