Atletas da Huíla projectam presenças em Abu Dhabi
Quatro atletas huilanos aprimoram os aspectos técnicos, na cidade do Lubango, tendo em vista a disputa do Campeonato do Mundo de Jiu-Jitsu nas especialidades brasileira e tradicional a decorrer nos meses de Julho, Agosto e Novembro, em Dubai e nos Estados Unidos da América.
Em declarações ao Jornal de Angola, o presidente da Associação Provincial da Huíla, António Sachingui, confirmou a participação de Analaisa Lourenço, na prova de Dubai, prevista de 8 a 11 de Novembro, na categoria de 95 quilogramas.
No estilo tradicional, a decorrer entre Julho e Agosto, nos Estados Unidos da América, seguem viagem Marcelina Kaliqui (48 kg), Rodrigues Roy Gambos (82 kg) e Samuel Adão (69 kg), este último estreante nestas lides.
O dirigente sustentou que Marcelina arrebatou duas medalhas de bronze, em individual e por equipa, no Mundial de Abu Dhabi no ano passado e Rodrigues foi medalha de bronze na mesma prova. Ambos atletas integram a lista de 21 atletas da selecção nacional para os dois torneios internacionais.
Com a preparação local, o responsável tem "a certeza absoluta" de que os huilanos podem conseguir resultados satisfatórios para o país e, em particular, para a província.
António Sachingui salientou que as terras altas da Chela é a terceira referência do jiu-jitsu no país. Por essa razão, a província prepara-se para acolher os campeonatos nacionais em finais de Maio. Antes, a Associação realiza, na primeira semana de Maio, a quarta edição do Campeonato Provincial com a participação de mais de 140 atletas em representação de 12 academias e escolas.
As duas provas vão servir de antecâmara para aprimorar a técnica dos atletas locais seleccionados para competir nos eventos nacionais.