Brasil candidata-se à presidência do Painel sobre Mudança do Clima
O Brasil anunciou hoje a apresentação da candidatura de Thelma Krug para a presidência do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) das Nações Unidas para o ciclo 2023-2028.
No comunicado conjunto do Ministério das Relações Exteriores, com ministérios do Ambiente, Ciência e Tecnologia, Educação e Agricultura, o Governo brasileiro salientou o facto de Thelma Krug ser matemática da Universidade de Roosevelt em Chicago e tem um doutoramento em Estatística Espacial pela Universidade de Sheffield no Reino Unido.Caso seja eleita, será a primeira mulher e latino-americana a ocupar o cargo.
Thelma Krug é actualmente uma das três vice-presidentes do IPCC e no Brasil, foi secretária (vice-ministra) da ciência e tecnologia (2001-2003) e do ambiente (2007-2008).
O IPCC, criado em 1988 e vencedor do Prémio Nobel da Paz 2007, é o organismo responsável pela avaliação da ciência relacionada com as alterações climáticas e pela mobilização de cientistas em negociações como as que levaram ao Protocolo de Quioto (1997) e ao Acordo de Paris (2015).
Tags
Mundo