Inflação abranda nos 10,8%


A inflação homóloga em Março fixou-se, nos 10,8 por cento, registando uma quebra de 0,7 pontos percentuais (p.p), face ao mês de Janeiro, com um declínio consecutivo no décimo-quarto mês do ano.

De acordo com o Gabinete de Estudos Económicos do BFA, os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a inflação mensal se fixou em 0,9 por cento, estando estável face ao mês anterior, sendo que as categorias "Saúde”, "Vestuário & Calçado” e "Bens & Serviços Diversos” as que registaram as maiores variações do Índice de Preços ao Consumidor Nacional (IPCN), com 1,9 por cento, 1,6 por cento, e 1,4 por cento, respectivamente.

Segundo o estudo do BFA, o Comité de Política Monetária (CPM) avançou, em Março deste ano, para o segundo corte de taxas de juros do ano, tendo justificado o período temporal para o cumprimento das reservas obrigatórias pelos bancos comerciais, passando da actual base fixa diária para uma média de cumprimento quinzenal.

Para o Gabinete de Estudos Económicos do BFA, o Comité de Política Monetária cortou a taxa básica de juro em 100 pontos-base (pb) para 17 por cento, a facilidade permanente de absorção para 13,5 por cento (-50 pbs) e a de cedência de liquidez para 17 por cento (-100 pbs), enquanto os coeficientes de reservas obrigatórias, quer em moeda nacional, quer em moeda estrangeira, continuam nos mesmos níveis do ano passado.

O estudo indica que, passados alguns meses da depreciação ocorrida, entre Outubro e Novembro do ano passado, o impacto inflacionário não está a ser tão forte como esperado, o que demonstra ser possível que o BNA tivesse receios similares, pelo que a continuada descida da inflação justifica a nova descida na taxa básica de juro, no mês passado.

No final do ano passado, o Comité de Política Monetária não havia alterado o curso da política monetária, devido ao facto de o kwanza ter depreciado 15 por cento face ao dólar e 21 por cento face ao Euro, entre Outubro e Novembro de 2022. 

O BFA aponta que com a inflação, no primeiro trimestre, a mostrar forte resistência à subida, tendo se fixado numa média mensal de 0,9 por cento, abaixo da expectativa inicial, mas em torno de 1,1 por cento, ficando mais claro que a pressão vinda da depreciação que se terá esgotado, justificando a posição menos conservadora do Comité de Política Monetária na reunião de Março.

De acordo com o Gabinete de Estudos Económicos do BFA, a consistente trajectória da inflação parece estar a deixar o BNA cada vez mais confortável no que diz respeito à flexibilização da política monetária. O estudo adianta que a inflação homóloga continua em sua trajectória descendente, sendo que, em cerca de 12 meses, caiu 16,2 pontos percentuais (pp), devendo continuar nesse ritmo até metade do ano.

"A classe de "Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas”, a que mais contribui no IPCN, permanece muito estável desde Maio, flutuando em torno dos 0,8 por cento, tendo subido ligeiramente para 0,9 por cento em Março.  O BFA avança que o mercado monetário está líquido com as operações de mercado aberto (OMA) atingirem em Fevereiro cerca de 480,9 mil milhões de kwanzas, as facilidades permanentes de cedência ao prazo de 63 dias, fixaram-se perto dos 479 mil milhões de kwanzas.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem