Facilitada circulação rodoviária para as diferentes regiões do país


A circulação rodoviária entre as regiões Norte, Centro, Sul e Leste do país está mais facilitada, com a inauguração, ontem, da ponte sobre o rio Mueje, na Estrada Nacional 120, a 15 quilometros da cidade do Dondo, município de Cambambe, no Cuanza-Norte.

A infra-estrutura, inaugurada pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, e pelo governador provincial do Cuanza-Norte, Pedro Makita, está localizada numa zona considerada placa giratória, por dar acesso aos distintos pontos cardeais do país.

Com 60 metros de comprimento, 11 de largura e 10 de altura, a ponte é de estilo misto, construída em betão e ferro, possui sinalização vertical e horizontal, com reflectores, passeios, parapeitos e passagens hidráulicas a serem conservadas através de manutenção constante.

A execução do trabalho começou em Maio de 2022 e terminou em Abril deste ano, tendo custado mais de três mil milhões de kwanzas.

O director da obra, Helton Boa-Esperança, frisou que a ponte, com capacidade de suportar mais de 500 toneladas, tem vida útil de 50 anos.

O projecto, disse, foi concebido para garantir conforto aos automobilistas que circulam na EN 120, com destino ao Centro, Sul, Norte e Leste do país. O governador do Cuanza-Norte considerou a construção da ponte uma conquista de todo o povo, por permitir a circulação de pessoas e bens de várias origens.

O administrador de Cambambe, Adão Malungo, frisou que as chuvas que caíram na região, nos últimos dois anos, destruíram três pontes.  Solicitou ao ministro de tutela intervenções para a recuperação das mesmas.

 
Manutenção regular

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação garantiu, em Cambambe, que todas as infra-estruturas construídas pelo Estado contém , doravante, com manutenções permanentes para evitar ruínas antes do tempo previsto.

A nível do Cuanza-Norte, revelou Carlos Santos, está em curso a construção de mais de 200 quilómetros de estrada, que podem ser concluídas no próximo ano. O governante anunciou, para Novembro deste ano, a entrega das 60 residências em construção para os sinistrados das chuvas de Maio de 2021.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem