Banco Português de Fomento interessado em financiar projectos

O Banco Português de Fomento (BPF) está interessado em cooperar com o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), para financiar programas de pequenas e médias empresas, capitalizar empresas, que actuam em vários segmentos da economia, e conceder linhas de crédito para projectos de infra-estruturas no país.

Esta intenção foi manifestada, ontem, em Luanda, pela presidente do Conselho de Administração do Banco Português de Fomento, Maria Celeste Oliveira, no final de um encontro com o ministro da Economia e planeamento, Mário Caetano João.

Maria Celeste Oliveira, que não avançou à imprensa o valor global a conceder ao BDA para financiar vários projectos em Angola, referiu que, numa primeira fase,

o Banco Português de Fomento vai trabalhar para definir as potenciais áreas de cooperação, com vista a contribuir para crescimento e desenvolvimento de Angola, no quadro da política da diversificação da economia nacional.

"Somos uma instituição nova, criada em 2020, e estamos interessados em manter uma colaboração com o Banco de Desenvolvimento de Angola em várias áreas, como na capitalização das empresas, financiar grandes projectos de infra-estruturas e apoiar programas de pequenas e médias empresas”, disse.

A presidente da Comissão Executiva do Banco de Desenvolvimento de Angola, Patrícia Almeida, apontou que a cooperação com o Banco Português de Fomento vai ser fundamental para a partilha de experiências em várias áreas e na absorção de competência técnica.

"Esta reunião é uma sequência de um encontro que tivemos na cidade do Porto no quadro da parceria que vamos manter em várias áreas do banco. Nesta reunião também tocamos a questão de financiamentos, mas primeiro vamos analisar as áreas para depois avançarmos com a operacionalização dos projectos”, disse.

De acordo com Patrícia Almeida, a par do Banco Português de Fomento, o BDA tem mantido contactos com o Banco de Desenvolvimento do Brasil (BDB) para adquirir experiência e estabelecer acordos de cooperação em várias áreas com o objectivo de financiar projectos em Angola.

De lembrar que o encontro que o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, manteve com a presidente do Conselho de Administração do Banco Português de Fomento, Maria Celeste Oliveira, enquadra-se no âmbito da visita a Angola de uma delegação do Governo de Portugal, chefiada pelo Primeiro-Ministro António Costa.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem