Feira dos Municípios e Cidades é uma janela de oportunidades

A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA 2023) é uma janela de oportunidades para a promoção e desenvolvimento das potencialidades económicas, culturais e sociais de diferentes regiões do país, considerou, ontem, na cidade do Lubango, o ministro da Administração do Território.

Dionísio Manuel da Fonseca fez esta consideração durante o acto de lançamento oficial da 4ª edição da FMCA, marcada para o mês de Agosto, no Lubango, província da Huíla, numa cerimónia assistida pelos governadores provinciais da Huíla, Benguela, Cunene, Namibe e representante do Cuando Cubango.

Com a feira, disse, o Governo pretende criar espaços para a apresentação e exposição das potencialidades locais, promover a atracção do investimento privado sustentável e contribuir para o desenvolvimento económico e social dos municípios.

"A feira é uma boa oportunidade para o desenvolvimento local. É um momento de diálogo e de partilha. Dialogaremos, disponibilizando espaço para apresentar e expor os trabalhos desenvolvidos a nível local, para mostrar potencialidades económicas e sociais e divulgar os hábitos e costumes de municípios e cidades de Angola”, declarou.

O governante disse que o evento, a acontecer em simultâneo com a 9ª edição do Fórum Nacional de Municípios e Cidades de Angola, vai, também, promover hábitos e costumes de todos os povos dos municípios do país.

Dionísio da Fonseca referiu, também, que o certame serve de barómetro para avaliar a implementação dos projectos e programas do Executivo a nível local, bem como criar uma plataforma permanente de debate e diálogo entre os órgãos centrais e locais do Estado com a sociedade.

"Partilharemos criando parcerias entre municípios e cidades de Angola, captando as boas práticas de governação local, nacionais e estrangeiras, para aperfeiçoamento dos processos e metodologias de trabalho, promovendo o estabelecimento de parcerias entre os municípios com os investidores privados e com instituições públicas interessadas a municipalizar serviços”, adiantou.

O ministro convidou todos a participarem da feira. "Venham conhecer Angola, nossa terra, nossa Nação. Venham para conhecer as novas dinâmicas da governação local. Nos dias 10 e 13 de Agosto, a cidade do Cristo Rei receberá todos de braços abertos”, reiterou.

A Feira dos Municípios e Cidades de Angola é realizada no intervalo de dois anos, sob o lema "A vida faz-se nos municípios”. A última foi realizada em 2018, na cidade de Benguela. A pandemia da Covid-19 impediu a realização da 4ª edição, em 2020.

 

Troca de experiências

O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, considera a Feira dos Municípios e Cidades de Angola um marco importante no calendário económico nacional, por reunir representantes das diversas localidades do país num ambiente propício para partilha e aprendizagem.

Nuno Mahapi Dala disse que a FMCA serve para a partilha de ideias, troca de experiências sobre dinâmicas de governação e de soluções para os desafios enfrentados nas comunidades, além de permitir estabelecer contactos, gerar parcerias duradouras, rumo ao desenvolvimento e progresso sustentável das localidades nacionais.

"Esta feira, marcada para Agosto, não será apenas um espaço para a apresentação de projectos e programas, mas também para consolidar boas práticas e fortalecer relações entre os diversos actores envolvidos na governação local. É, também, um momento para aprendermos uns com os outros”, disse o governador, que acredita "existirem soluções para os problemas comuns”.

"Os citadinos da Huíla, em geral, e do Lubango, em particular, aguardam com expectativa e, tal como o Cristo Rei, de braços abertos, para dar boas-vindas a todos os visitantes”, afirmou, antes de reforçar o convite para a participação massiva.

 

Detalhes desta edição

A 4ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola acontece no Estádio da Nossa Senhora do Monte, numa área de cinco mil metros quadrados. A feira tem confirmada a participação de 68 municípios, os 18 governos provinciais e todos os gabinetes ministeriais do Governo.

O presidente do Conselho de Administração do Grupo Arena, Bruno Albernaz, disse que a feira vai proporcionar espaço adequado para a exposição e diálogo num modelo atractivo.

Bruno Albernaz informou que o horário da exposição é das 10 às 20 horas e as conferências acontecem das 10 às 18 horas. A organização vai reservar espaço para a promoção da cultura nacional até às 22 horas.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem