Os Cabo Verde Music Awards’2023 (CVMA) consagraram no fim-de-semana, em Santa Maria, a cantora Soraia Ramos com o prémio Música do Ano, “BKBN( Bo Ka Bali Nada), que segundo a autora “é um apelo ao amor próprio”.
Nesta edição, a gala que homenageou o grupo "Livity”, distinguido com Prémio Carreira, os artistas Djodje e Fattú Djakité lideravam a lista com quatro nomeações cada.
No entanto, quem levou para casa duas estatuetas, Intérprete Feminina do Ano e Melhor Música Tradicional, foi a cantora Fattú Djakité.
O artista luso-cabo-verdiano Lisandro Cuxi, com a musica "Karma”, mereceu as categorias de Kizomba do Ano e Intérprete Masculino do Ano. A jovem cantora Sónia Sousa ficou com os prémios de Artista Revelação e Música Popular do Ano, numa colaboração com Hélio Batalha.
A noite foi ainda marcada por um espectáculo do grupo Livity e pelas actuações da portuguesa Bárbara Bandeira, Supa Squad, Jennifer Dias, e a fazer as honras da casa o "salgadine” Mirri Lobo.
Numa noite de muito glamour, o certame contou com a presença do chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva, e do ministro da Cultura e das Induútrias Criativas, Abraão Vicente.
Perfil da cantora
De origem cabo-verdiana, Soraia Ramos nasceu em Portugal, onde viveu até aos 13 anos. Mudou-se depois para a França com a família, onde permaneceu por três anos, emigrando posteriormente para a Suíça, a sua actual residência.
Desde cedo sentiu uma enorme ligação com o mundo da música, passando a partilhar essa mesma paixão com os seus entes mais próximos. O apoio incondicional que sempre recebeu da família levou-a a entrar no concurso suíço "Vozes da Diáspora” em 2009, obtendo o 4º lugar. A sua persistência e determinação levaram-na a repetir esta experiência e assim alcançou o 1º lugar na edição de 2010.
A certa altura, ela ficou conhecida como a garota da capa devido às apresentações postadas no YouTube tocando músicas de cantores como Anselmo Ralph, Rihanna e C4 Pedro. Mas o vídeo que lançou o seu nome internacionalmente foi o hit de Nelson Freitas e C4 Pedro "Bo tem mel”, alcançando 100 mil visualizações em poucos meses.